Considerações iniciais:
Como é a animação de um iniciante: pouco trabalhadas e desempenho fraco nos conceitos de movimentação.
Como é a animação de um moderado, ou seja, alguém que já não é iniciante: com um certo grau de fluidez e com movimentação um pouco mais trabalhados.
Fonte: https://pivot5.forumeiros.com/t45-como-funciona-o-rate-me
Beleza, agora a gente sabe a diferença de um iniciante e um pós-iniciante, vamos ao objetivo, como deixar de ser iniciante:
FPS
Geralmente os iniciantes usam fps ou muito baixo ou muito alto.
É importante achar o seu fps ideal, é meio estranho mas é. Acho que cada um tem seu próprio fps preferido, onde suas animações ficam melhores. A maioria dos animadores usa entre 16 e 20.
Fixação dos pés
É agonizante ver os pés dos sticks dançando e deslizando enquanto o stick está, ou deveria estar, fixado fazendo algum movimento. Procure sempre manter os pés nos mesmos pixels que eles começaram (exceto se o objetivo for deslizar, óbvio). Pra melhor exercer isso, olhe a próxima dica.
- SÓ UMA DEMONSTRAÇÃO:
Setas para mover
Muitos iniciantes espaçam muito os membros porque não conseguem mexer pouco o membro, principalmente por não conhecer essa técnica. Basta colocar o cursor (seta do mouse) sobre o ponto de movimento do membro e teclar para algum lado as setas do teclado. Assim, o membro moverá só 1 pixel para a direção correspondente a que você apertou. Desse jeito é muito mais fácil deixar os pés do stick nos pixels em que eles começaram.
Onion Skin (sombra do frame anterior)
Sempre acontece com iniciantes, de estarem fazendo algum movimento e esquecer de mover uma parte do stick. A Onion Skin vai te dizer muito de como proceder o movimento, é importante observar a onion skin com atenção, pra que nenhum membro trave no meio da animação.
Eu recomendo que você deixe a Onion Skin com 4 camadas. (Você pode mudar nas opções do Pivot)
Pivô
O pivô é o ponto principal do stick, o ponto laranja. Lembre-se de mover ele primeiramente, depois o resto do corpo seguindo a onion skin. Também é importante lembrar de que você deve fazer movimentos coesivos, com sentido.
Por exemplo:
- EXEMPLO:
Sempre mexer todos os membros do stick
Até mesmo quando a gente ta parado, estamos respirando e nos movendo (claro que você não precisa fazer isso na animação, mas é só uma citação), até em um pequeno soco nós usamos todas as articulações pra executar. É de extrema importância não deixar nenhum membro estático/parado/travado durante um movimento. Mova todos, mesmo que seja apenas um pixel.
Easyng
você já deve ter ouvido falar, é um conceito de física conhecido como MRUV (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado) só que não é necessariamente reto. É basicamente o espaçamento entre os frames, é só aceleração. Por exemplo:
Imagine uma bola no pivot saindo de repouso com aceleração de 2 pixels por frame (porque não temos segundos ou metros no pivot...). Então no primeiro frame ela vai estar parada, no segundo andou 2 pixels, no terceiro 4, no quarto 8, no sexto 16... assim por diante. O mesmo acontece na desaceleração, só que o processo inverso.
- EXEMPLOS:
Com easyng
Sem easyng
O seu easyng vai dizer muito sobre seu estilo. Se você deixar bastante espaço, considerando sua posição anterior, seus movimentos serão mais rápidos e logo seu estilo estará mais próximo de HSF. Se forem menos espaçosos, seus movimentos serão mais lentos e fluídos, então estarás mais próximo do estilo Smooth.
ESTUDE!
"Ué? Como assim? Estudar pra animar?"
SIM! A melhor maneira de estudar é praticando, mas antes de praticar você precisa entender. Baixe .pivs de outros animadores pra estudar frame por frame cada detalhe, cada movimento, cada efeito, cada parte da animação. Depois treine, faça, crie, sla.
To deixando aqui o download pro pack de todos os animadores pra você baixar e estudar.
Créditos ao pessoal do pivotbrasil que organizou esse pack.
Agora você já sabe como deixar de ser um iniciante, vá animar e mostre pros avaliadores, pra si mesmo, pra sua namorada, pro seu cachorro, pros seus pais, pro seu periquito, pra todo mundo, que você já é um moderado. 8)
Fui...
Última edição por Deus em Sáb Out 01, 2016 9:36 am, editado 3 vez(es)