Com uma animação boa e muito bem desenvolvida, muitas vezes não irá precisar de um cenário para mostrar a sua proposta ao espectador de maneira que ele entenda assim que a ver.
Porém, um cenário sempre é importante caso você queira deixar a animação mais completa e bonita aos olhos do pessoal. Em todo o caso, é preciso sempre ter cuidado na produção e no desenvolvimento de um caso queira que ele condiga com o tema que você quer apresentar. Neste meu primeiro tutorial, irei mostrar a vocês o processo e a criação de um cenário.
Porém, um cenário sempre é importante caso você queira deixar a animação mais completa e bonita aos olhos do pessoal. Em todo o caso, é preciso sempre ter cuidado na produção e no desenvolvimento de um caso queira que ele condiga com o tema que você quer apresentar. Neste meu primeiro tutorial, irei mostrar a vocês o processo e a criação de um cenário.
[neon=#0066ff]ESBOÇANDO[/neon]
Geralmente, para ter em mente um cenário é preciso ter em mente um lugar. Você não poderá simplesmente desenhar uma cadeia de montanhas e logo em uma cena seguinte as montanhas sumirem.
Para começarmos realmente, tente rabiscar em uma folha ou caderno um mapa mais ou menos do jeito que você queira que o cenário fique (Você pode também fazer pela Mesa Digital caso tenha uma).
Para começarmos realmente, tente rabiscar em uma folha ou caderno um mapa mais ou menos do jeito que você queira que o cenário fique (Você pode também fazer pela Mesa Digital caso tenha uma).
OBS : Caso você queira o cenário feito em uma determinada época ou lugar. Faça uma rápida pesquisa sobre a arquitetura dele para transmitir exatamente o que você quer.
O Mapa não precisa ficar caprichado, basta desenha-lo a um nível que você mesmo consiga compreende-lo.
O Mesmo truque vale caso você queira fazer o cenário em um local apertado como uma casa, trem ou carro.
Feito o mapa ou planta do local, você irá estuda-lo de maneira que você não deixe passar os detalhes na hora de molda-lo no pivot.
O Mesmo truque vale caso você queira fazer o cenário em um local apertado como uma casa, trem ou carro.
Feito o mapa ou planta do local, você irá estuda-lo de maneira que você não deixe passar os detalhes na hora de molda-lo no pivot.
[neon=#ffff00]DESENVOLVENDO[/neon]
Agora de novo pegue um lápis e um papel.(Como assim de novo, não vamos direto pro Pivot?) A Criação de um bom cenário sempre irá exigir paciência e garantia de você não falhe na finalização dele, de modo que o deixe com uma sensação de ''perda de tempo''. É difícil? Sim, mas é uma maneira de garantir que o cenário saia do jeito que você espera. O Importante acima de tudo, é se satisfazer com seu trabalho.
Usando régua, tente esboça-lo com formas geométricas, (Quadrados, Retângulos, Triângulos, Losangos e etc.) isso deixa o desenho mais fácil de se compreender no Pivot depois.
Feito o esboço do cenário e se satisfazendo com ele, poderemos partir para o Pivot. Caso você queira passar o esboço para seu PC/Computador para se sentir mais confortável fazendo ele, você pode tirar uma foto com o seu celular ou o de alguém emprestado e passa-lo para o computador com o USB.
Finalmente abrindo o Pivot, podemos começar a fazer o cenário a partir de seu desenho. Tente primeiro fazer uma versão sem preenchimento (Outline) para não dar trabalho mais para frente.
Cumprido isso, poderemos assim começar a preencher o cenário e a colori-lo da maneira que bem quisermos.
Finalmente abrindo o Pivot, podemos começar a fazer o cenário a partir de seu desenho. Tente primeiro fazer uma versão sem preenchimento (Outline) para não dar trabalho mais para frente.
Cumprido isso, poderemos assim começar a preencher o cenário e a colori-lo da maneira que bem quisermos.
OBS : Estarei aqui deixando também umas dicas e atalhos sobre o criador de sticks.
- Criador de sticks:
- Na Versão 4.2.2. do Pivot Animator, podemos diminuir e aumentar a opacidade da tela do criados de sticks. Isso facilita bastante tanto na criação de cenário quanto na criação de fullbodys.
- Exemplo:
O ''Ctrl'' também funciona no Criador, então você pode stickar* e editar a vontade aquilo que você já fez.
Apertando a letra ''S'' você decidi se deixa a articulação selecionada Estática ou Não.
A letra ''D'' faz uma duplicada idêntica a articulação selecionada.
A letra ''L'' permite você criar mais articulações, basta depois de apertada clicar e arrastar o mouse em um ponto.
A letra ''C'' deixa você criar um círculo. E com um selecionado, a letra ''F'' permite você mudar o preenchimento do mesmo.
A letra ''K'' transforma um stick em um circulo e vice-versa.
A letra ''O'' converte um ponto de articulação em um ponto central.
As setas do seu teclado ''para cima'' ou ''para baixo'' aumentam ou diminuem a grossura do stick.
[neon=#ff0033]FINALIZANDO[/neon]
- Exemplo 1:
Após feito o preenchimento do cenário, vamos partir para o detalhamento. Vamos primeiro acrescentar uma textura para as partes de grande foco.
- Exemplo 2:
Agora vamos definir as fontes de luz. No caso deste, eu decidi colocar duas. Uma é a fonte natural vinda do lado de fora do cenário, e a outra é uma lâmpada que não está dentro da cena. Adicionando os sombreamentos de acordo com a luz e pronto.
- Exemplo 3:
Deixe aí em baixo do que achou o Tutorial, e se tiver alguma dica que possa melhora-lo não hesite em dizer. Muito obrigado pela paciência, espero que o tenha ajudado ^^
@TVAnimator