Pivot 5

Seja bem vindo ao nosso fórum! Se você é a a primeira vez que visita o site, registre-se para ter total acesso ao conteúdo. Se já possui conta, faça login.

Pivot5 o melhor fórum de pivot do Brasil!
Pivot 5

Seja bem vindo ao nosso fórum! Se você é a a primeira vez que visita o site, registre-se para ter total acesso ao conteúdo. Se já possui conta, faça login.

Pivot5 o melhor fórum de pivot do Brasil!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Como fazer Zoom-In/Zoom-Out

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Empty Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Dom Abr 24, 2016 3:10 am

Bryan

Bryan
♖ Moderador



Como fazer Zoom In/Zoom Out

Escrito por: DiegoxPlay
Auxiliado por: Joelho




Antes de começarmos a explicação, precisamos saber do que estamos falando primeiro, saber o que são essas coisas do que iremos abordar.

O Zoom-In é uma técnica que aproxima mais a câmera da animação pra onde você quiser, como um método de focar alguma coisa sem que seja de repente, mas adicionando frames até chegar a esse ponto. Em jogos de luta, como Street Fighter, podemos perceber que quanto mais os personagens se aproximam, mais a câmera se aproxima, isso para o player saber o que está acontecendo melhor.

O Zoom-Out é a mesma coisa, porém, ao contrário de aproximar a câmera, ela faz isso se afastando, abrindo mais a visão das coisas ao redor. E, como dado o exemplo do Street Fighter, você também pode perceber que quanto mais os personagens se afastam, mais a câmera abre.

É uma técnica que não só é bem vinda em cenas de filmes e jogos, mas também em animações. É muito útil essa técnica e eu recomendo bastante.

Primeiro daremos exemplos na prática, com animações.

EXEMPLO DE ZOOM IN

Como fazer Zoom-In/Zoom-Out 4GWmaHx

EXEMPLO DE ZOOM OUT

Como fazer Zoom-In/Zoom-Out WE2hLmL

A sua pergunta deve ser: Hm, acho que entendi um pouco, mas como eu posso fazer isso?
Não é algo muito difícil, ao contrário, é mais fácil que fixação dos pés do stickman, só precisa ser feito direito e ter um pouco de paciência.

Zoom In

Nós usaremos o tamanho do .stk pra esse método. Você irá começar a animação com um .stk de um tamanho menor pra ir aumentando na seguinte ordem:

Digamos que o tamanho de seu .stk seja 100 e temos que dar um zoom de 300.
Você terá que aumenta dessa forma:

Em dois frames você irá aumentar de 5 em 5, que dará:

100: 105-110

Em mais outros dois frames você irá aumentar de 10 em 10 o seu tamanho, que era 110, e agora será:

110: 120-130

E agora, nos próximos dois frames, você irá aumentar de 20 em 20, que era 130, e agora será:

130: 150-170

Agora você terá que continuar a aumentar de uma forma que acelere e desacelere.
Você vai começando de 5 e 5, depois de 10 em 10, depois de 30 em 30, depois de 50 em 50, depois de 30 em 30, depois de 10 em 10 e de 5 em 5, até chegar ao 300.

Exemplo: 100-105-110-120-140-160-200-240-260-280-290-295-300.

Não pode ser de uma forma crescente, porque quando chega no ponto e para de repente, parece que travou a animação, e não queremos que isso aconteça.

Zoom Out

O processo é o mesmo do zoom-in, porém ao contrário, de um número maior pra um menor.
Colocaremos o exemplo de um .stk que começa em 300 e vai até 100.

De 5 em 5:

300: 295-290

De 10 em 10:

290: 280-270

De 30 em 30:

270: 240-210

E assim vai, até chegar à 100, como no exemplo anterior.

E, como eu disse antes, o tem que ficar de uma forma que não trave, então tem que haver uma aceleração e uma desaceleração:

Exemplo: 300-295-290-280-270-240-210-160-130-120-110-105-100.

FIM

Bom, apesar de ser uma técnica simples, eu espero muito ter ajudado com esse tutorial.
Boas animações!  :sm78:



Última edição por DiegoxPlay em Dom Abr 24, 2016 11:39 pm, editado 1 vez(es)

2Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Empty Re: Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Dom Abr 24, 2016 4:30 am

Joelho

Joelho
☥ V.I.P ☥
Tá legal, cara. Eu poderia dar um remake pra você se quiser na edição de texto, acho que daria pra melhorar. Mas tá muito bom, eu faço isso aí. Difícil é fazer o procedimento enquanto o stickman está se movendo, esse é pra guerreiros.

http://www.erivam-galdino.blogspot.com.br

3Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Empty Re: Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Dom Abr 24, 2016 12:19 pm

Bryan

Bryan
♖ Moderador
Fico feliz de ter gostado do tutorial,e quiser dar uma editada no texto,fico
agradecido ;3

Joelho escreveu:Tá legal, cara. Eu poderia dar um remake pra você se quiser na edição de texto, acho que daria pra melhorar. Mas tá muito bom, eu faço isso aí. Difícil é fazer o procedimento enquanto o stickman está se movendo, esse é pra guerreiros.



Última edição por DiegoxPlay em Dom Abr 24, 2016 5:16 pm, editado 1 vez(es)

4Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Empty Re: Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Dom Abr 24, 2016 5:04 pm

▲
★ Lendário
O tutorial é simples e eficiente. Cumpre completamente seu papel.

5Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Empty Re: Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Dom Abr 24, 2016 5:17 pm

Bryan

Bryan
♖ Moderador
☮Zara☮ escreveu:O tutorial é simples e eficiente. Cumpre completamente seu papel.

Que bom que gostou,como não tenho muitas experiências,eu ensino o básico mesmo kk :D

6Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Empty Re: Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Dom Abr 24, 2016 6:16 pm

Tenshi

Tenshi
☥ V.I.P ☥
Um tutorial bem útil, muito bom para iniciantes, e até me ajudou um pouco!

ESTE TUTORIAL TEM O SELO DE APROVAÇÃO DO TENSHI

(>' - ')>APROVADO<(' - '<)

7Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Empty Re: Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Dom Abr 24, 2016 6:21 pm

Bryan

Bryan
♖ Moderador
Tenshi escreveu:Um tutorial bem útil, muito bom para iniciantes, e até me ajudou um pouco!

ESTE TUTORIAL TEM O SELO DE APROVAÇÃO DO TENSHI

(>' - ')>APROVADO<(' - '<)

Valeu <3 fico feliz de ter lhe ajudado

8Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Empty Re: Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Dom Abr 24, 2016 11:07 pm

Joelho

Joelho
☥ V.I.P ☥
DiegoxPlay escreveu:Fico feliz de ter gostado do tutorial,e quiser dar uma editada no texto,fico
agradecido ;3

Joelho escreveu:Tá legal, cara. Eu poderia dar um remake pra você se quiser na edição de texto, acho que daria pra melhorar. Mas tá muito bom, eu faço isso aí. Difícil é fazer o procedimento enquanto o stickman está se movendo, esse é pra guerreiros.

Eu deveria te cobrar 45 coins por isso, mas como achei a ideia boa...
Tá aí, editado.
Uma dica: Leia de novo, tá bem mais gostoso de entender.

http://www.erivam-galdino.blogspot.com.br

9Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Empty Re: Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Dom Abr 24, 2016 11:11 pm

Bryan

Bryan
♖ Moderador
Joelho escreveu:Eu deveria te cobrar 45 coins por isso, mas como achei a ideia boa...
Tá aí, editado.
Uma dica: Leia de novo, tá bem mais gostoso de entender.

Valeu joelho ! tu é foda :3

s2 -Joelho

10Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Empty Re: Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Ter Jun 07, 2016 11:09 am

TeuzinhoPlay

TeuzinhoPlay
Novato
mano,isso me lembrou o movimento de easyng(acho que é assim que se escreve) é quase o mesmo conceito

11Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Empty Re: Como fazer Zoom-In/Zoom-Out Ter Jun 07, 2016 12:09 pm

Bryan

Bryan
♖ Moderador
É bem parecido :)

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos