Apresentação do programa:
Sumário:
1 - Introdução
1.1 - Apresentação
1.2 - Quem sou eu.
2 - Movimentos básicos:
2.1 - Walk (Andar)
2.2 - Run (Correr)
2.3 - Pulos e saltos
2.4 - Abaixar e levantar
2.5 - Movimentos de luta
2.5.1 - Gingado/Balanço
2.5.2 - Socos
2.5.3 - Chutes
2.5.4 - Cabeçadas
2.5.5 - Combinações
3 - Efeitos básicos:
3.1 - Fade (Esmaecer)
3.2 - Energia (Beam)
3.3 - Eletricidade
3.4 - Fogo
3.5 - Água
3.6 - Ondulações
3.7 - Partículas (Sangue, faíscas e etc)
3.8 - Armas de fogo
4 - Uso do Cenário:
4.1 - Idealização
4.2 - Montando o Cenário
4.3 - Usando o Cenário
4.4 - Destruindo o Cenário
4.5 - Cenários 3D
5 - Movimentação de Câmera:
5.1 - Zoom in
5.2 - Zoom out
5.3 - Front View
5.4 - Side View
5.5 - Bird View
6 - 3D e Perspectiva
6.1 - Básico do 3D
6.2 - Perspectiva Forçada
7 - Criando Sticks
7.1 - Sticks Bases
7.2 - Fullbodies
7.3 - Sticks Multiuso
7.4 - Download e upload de Sticks
8 - Cinematização
8.1 - Prólogo
8.2 - Dramatização
8.3 - Clímax
8.4 - Auge
8.5 - Finalização
9 - Análise de Estilos Famosos
10 - Animações para se inspirar.
Todos os pivs das animações utilizadas no tutorial:
www.blablabla.piv
2.1 - Walk (Andar)
Sumário:
1 - Introdução
1.1 - Apresentação
1.2 - Quem sou eu.
2 - Movimentos básicos:
2.1 - Walk (Andar)
2.2 - Run (Correr)
2.3 - Pulos e saltos
2.4 - Abaixar e levantar
2.5 - Movimentos de luta
2.5.1 - Gingado/Balanço
2.5.2 - Socos
2.5.3 - Chutes
2.5.4 - Cabeçadas
2.5.5 - Combinações
3 - Efeitos básicos:
3.1 - Fade (Esmaecer)
3.2 - Energia (Beam)
3.3 - Eletricidade
3.4 - Fogo
3.5 - Água
3.6 - Ondulações
3.7 - Partículas (Sangue, faíscas e etc)
3.8 - Armas de fogo
4 - Uso do Cenário:
4.1 - Idealização
4.2 - Montando o Cenário
4.3 - Usando o Cenário
4.4 - Destruindo o Cenário
4.5 - Cenários 3D
5 - Movimentação de Câmera:
5.1 - Zoom in
5.2 - Zoom out
5.3 - Front View
5.4 - Side View
5.5 - Bird View
6 - 3D e Perspectiva
6.1 - Básico do 3D
6.2 - Perspectiva Forçada
7 - Criando Sticks
7.1 - Sticks Bases
7.2 - Fullbodies
7.3 - Sticks Multiuso
7.4 - Download e upload de Sticks
8 - Cinematização
8.1 - Prólogo
8.2 - Dramatização
8.3 - Clímax
8.4 - Auge
8.5 - Finalização
9 - Análise de Estilos Famosos
10 - Animações para se inspirar.
Todos os pivs das animações utilizadas no tutorial:
www.blablabla.piv
2.1 - Walk (Andar)
Andar
verbo
1.
intransitivo
dar passos, caminhar.
Frame 1#
Você pode começar por qualquer Frames dessa série de imagens, porém para o processo pedagógico usarei esse como origem do movimento.
Nesse frame é importante que você note que a tendência é que o stick caia para frente e se apoie com a perna que está na frente, como a câmera dessa animação está fixada no stickman, a perna de trás "desliza" para trás enquanto a da frente vai adiante.
Frame 2#
No segundo frame faremos com que as pernas sofram uma desaceleração do movimento que fazem, já que a da frente irá se mover para trás e a de trás para frente. Os braços devem seguir a movimentação das pernas, quando as pernas cruzarem os braços também devem cruzar; a movimentação dos braços é bem simples, apenas mova a articulação do cotovelo do stick, se mover a articulação na ponta do antebraço (Você pode mover, porém não é necessário que o faça).
Frame 3#
Pernas começando "forçar" para o centro do stick, uma de encontro a outra, porém a parte abaixo do joelho tende a manter o movimento anterior, no caso a "canela" da perna da frente tende a continuar seguindo para frente e a da perna de trás irá ser levantada e tenderá a ir para frente.
Frame 4#
Movimentos continuam os mesmos do frame 3#
Frame 5#
Movimentos continuam os mesmos do frame 3#
Frame 6#
Movimentos continuam os mesmos do frame 3#
Frame 7#
Pernas começam a se cruzar e braços estão próximos a se cruzarem. O pé de trás já aparece mais levantado, alguns animadores gostam de levantar bastante o pé traseiro, eu acredito que para quem está começando isso só vai dificultar as coisas então aconselho que não levantem muito o pé, apenas que levantei ele acima da linha do pé da frente pois alguns animadores tem a péssima mania de animar o pé de trás passando por debaixo do pé da frente - Não faça isso!
Frame 8#
Braços cruzam somente quando as pernas estão no ultimo frame de cruzamento. A "nova" perna da frente já começa ter o joelho levantado e voltando ao primeiro frame onde o corpo do stick tende a cair.
Resultado:
2.2 - Run (Correr)
correr
verbo
1.
intransitivo
imprimir grande velocidade ao deslocamento do corpo, pelo contato rápido dos pés ou das patas com o solo.
Frame 1#
Você pode começar por qualquer Frames dessa série de imagens, porém para o processo pedagógico usarei esse como origem do movimento.
Temos a perna mais afastada estendida e alinhada com o torso do stickman, enquanto a perna que vai a dianteira está flexionada. Os braços do stickman estão semi-flexionados, mantendo sempre o braço dianteiro mais flexionado em relação ao anterior.
Frame 2#
Nesse frame o stick está no ar após ter sido impulsionado pela perna anterior, que aparece um pouco flexionada. A perna dianteira tem direcionamento vertical para cima. O Braço dianteiro se flexiona mais enquanto sobe e o anterior estende.
Frame 3#
A movimentação desse frame é a mesma do frame 2#, porém, a parte a baixo do joelho da perna frontal se estende para frente.
Frame 4#
Inicia-se o processo de "retorno" das parte do corpo, A perna fronta desacelera para frente ao mesmo tempo em que tende a ir para trás, a parte a baixo do joelho prossegue indo para frente.
Frame 5#
Perna traseira movimentasse para frente enquanto a perna dianteira se estende para tocar no chão. Braço mudam a movimentação, o dianteiro começa a ir para trás e o anterior vai para frente.
Frame 6#
Retração dos membros para perto do corpo, atenção para a perna que está na frente, pois está sofrera uma aceleração após tocar o chão.
Frame 7#
Continuação dos movimentos anteriores e repetição de todo o ciclo da corrida.
Resultado:
Outras variações de run:
Sig run de 4 frames:
*Sig feita por BST
*Sig feita por XXXPedroXXX
Sig run 5 frames:
*Sig feita por XXXPedroXXX
3.6 - Ondulações
Como criar o efeito "Liquify" - Movimento de ondulação no rosto dos stickmans.
Estilo Senzo:
O efeito de ondulação de Senzo realiza uma movimentação completa na cabeça do stickman, podemos ver isso nos exemplos abaixo:
Feito por Senzo/FluidMaster/Bruno Acosta
Feito por DD15x/Zara/Bruno Maciel
Estilo DD15x:
Diferente do estilo Senzo, o Liquify efeito DD15x é feito com uma ondulação menos ampla e mais ondulosa, com maior quantidade de cristas e vales. Exemplos:
Como fazer:
Gifs para referência e inspiração:
verbo
1.
intransitivo
dar passos, caminhar.
Frame 1#
Você pode começar por qualquer Frames dessa série de imagens, porém para o processo pedagógico usarei esse como origem do movimento.
Nesse frame é importante que você note que a tendência é que o stick caia para frente e se apoie com a perna que está na frente, como a câmera dessa animação está fixada no stickman, a perna de trás "desliza" para trás enquanto a da frente vai adiante.
Frame 2#
No segundo frame faremos com que as pernas sofram uma desaceleração do movimento que fazem, já que a da frente irá se mover para trás e a de trás para frente. Os braços devem seguir a movimentação das pernas, quando as pernas cruzarem os braços também devem cruzar; a movimentação dos braços é bem simples, apenas mova a articulação do cotovelo do stick, se mover a articulação na ponta do antebraço (Você pode mover, porém não é necessário que o faça).
Frame 3#
Pernas começando "forçar" para o centro do stick, uma de encontro a outra, porém a parte abaixo do joelho tende a manter o movimento anterior, no caso a "canela" da perna da frente tende a continuar seguindo para frente e a da perna de trás irá ser levantada e tenderá a ir para frente.
Frame 4#
Movimentos continuam os mesmos do frame 3#
Frame 5#
Movimentos continuam os mesmos do frame 3#
Frame 6#
Movimentos continuam os mesmos do frame 3#
Frame 7#
Pernas começam a se cruzar e braços estão próximos a se cruzarem. O pé de trás já aparece mais levantado, alguns animadores gostam de levantar bastante o pé traseiro, eu acredito que para quem está começando isso só vai dificultar as coisas então aconselho que não levantem muito o pé, apenas que levantei ele acima da linha do pé da frente pois alguns animadores tem a péssima mania de animar o pé de trás passando por debaixo do pé da frente - Não faça isso!
Frame 8#
Braços cruzam somente quando as pernas estão no ultimo frame de cruzamento. A "nova" perna da frente já começa ter o joelho levantado e voltando ao primeiro frame onde o corpo do stick tende a cair.
Resultado:
2.2 - Run (Correr)
correr
verbo
1.
intransitivo
imprimir grande velocidade ao deslocamento do corpo, pelo contato rápido dos pés ou das patas com o solo.
Frame 1#
Você pode começar por qualquer Frames dessa série de imagens, porém para o processo pedagógico usarei esse como origem do movimento.
Temos a perna mais afastada estendida e alinhada com o torso do stickman, enquanto a perna que vai a dianteira está flexionada. Os braços do stickman estão semi-flexionados, mantendo sempre o braço dianteiro mais flexionado em relação ao anterior.
Frame 2#
Nesse frame o stick está no ar após ter sido impulsionado pela perna anterior, que aparece um pouco flexionada. A perna dianteira tem direcionamento vertical para cima. O Braço dianteiro se flexiona mais enquanto sobe e o anterior estende.
Frame 3#
A movimentação desse frame é a mesma do frame 2#, porém, a parte a baixo do joelho da perna frontal se estende para frente.
Frame 4#
Inicia-se o processo de "retorno" das parte do corpo, A perna fronta desacelera para frente ao mesmo tempo em que tende a ir para trás, a parte a baixo do joelho prossegue indo para frente.
Frame 5#
Perna traseira movimentasse para frente enquanto a perna dianteira se estende para tocar no chão. Braço mudam a movimentação, o dianteiro começa a ir para trás e o anterior vai para frente.
Frame 6#
Retração dos membros para perto do corpo, atenção para a perna que está na frente, pois está sofrera uma aceleração após tocar o chão.
Frame 7#
Continuação dos movimentos anteriores e repetição de todo o ciclo da corrida.
Resultado:
Outras variações de run:
Sig run de 4 frames:
*Sig feita por BST
*Sig feita por XXXPedroXXX
Sig run 5 frames:
*Sig feita por XXXPedroXXX
3.6 - Ondulações
Como criar o efeito "Liquify" - Movimento de ondulação no rosto dos stickmans.
Estilo Senzo:
O efeito de ondulação de Senzo realiza uma movimentação completa na cabeça do stickman, podemos ver isso nos exemplos abaixo:
Feito por Senzo/FluidMaster/Bruno Acosta
Feito por DD15x/Zara/Bruno Maciel
Estilo DD15x:
Diferente do estilo Senzo, o Liquify efeito DD15x é feito com uma ondulação menos ampla e mais ondulosa, com maior quantidade de cristas e vales. Exemplos:
Como fazer:
Gifs para referência e inspiração:
- Spoiler:
Mais em: http://oriharu.net/SPHERICAL_STANDING_WAVES/matter.htm
Última edição por ▲ em Qua Dez 21, 2016 2:54 pm, editado 6 vez(es)