Pivot 5

Seja bem vindo ao nosso fórum! Se você é a a primeira vez que visita o site, registre-se para ter total acesso ao conteúdo. Se já possui conta, faça login.

Pivot5 o melhor fórum de pivot do Brasil!
Pivot 5

Seja bem vindo ao nosso fórum! Se você é a a primeira vez que visita o site, registre-se para ter total acesso ao conteúdo. Se já possui conta, faça login.

Pivot5 o melhor fórum de pivot do Brasil!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Você escolhe, você perde.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Você escolhe, você perde. Empty Você escolhe, você perde. Seg Jan 25, 2016 9:15 pm

▲
★ Lendário
Você percebe cinco crianças brincando perto da linha do trem. Absortas na brincadeira, não percebem o trem vindo na direção delas. Por sorte, os trilhos se bifurcam antes de chegar a elas, e você está parado bem na bifurcação. É só apertar o botão que você pode desviar o trem e, dessa maneira, salvar as crianças. Mas aí você nota que, na outra via, está uma criança brincando sozinha. Se não fizer nada, vai permitir que o trem mate cinco crianças na primeira via, contudo, se apertar o botão, vai salvar essas cinco, mas matará a criança solitária. O que você deveria fazer?


 Para muitas pessoas, é tão óbvio quanto desagradável que você deve pressionar o botão: a coisa certa a fazer é matar um para salvar muitos.


 Mas, agora, pense em uma cena diferente. Você é um médico num hospital pediátrico. Cinco crianças estão a ponto de morrer de diferentes falhas de órgãos: coração, rim, pulmão etc. Você percebe que, do lado de fora, brincando no playground do hospital, há uma criança saudável sozinha. Você sabe que ela tem o mesmo tipo sanguíneo das crianças que estão morrendo, e a tecnologia avançou tanto que seria uma questão relativamente simples sequestrar a criança do playground, tirar seus órgãos e transplantá-los naquelas que estão morrendo, salvando-as. Se não fizer nada, vai permitir que as crianças morram, todavia, você pode salvar todas as cinco se matar aquela criança solitária. O que você deveria fazer?  


Para muitas pessoas é tão desagradável quanto óbvio que você não deve apertar o botão: a coisa certa a fazer é poupar aquela criança e matar as outras.  


Mas as duas situações parecem fundamentalmente análogas. Então as crenças morais das pessoas estão bastante confundidas aqui? Ou é a moral em si que talvez seja confusa – independentemente do que escolher, você perde?


Retirado do Livro "Filosofia em 60 Segundos"

2Você escolhe, você perde. Empty Re: Você escolhe, você perde. Seg Jan 25, 2016 9:25 pm

Pwnda

Pwnda
♖ Moderador
Aaah porra
Mata todo mundo ae :V
de todo jeito o "um" morre, coitado

3Você escolhe, você perde. Empty Re: Você escolhe, você perde. Seg Jan 25, 2016 10:49 pm

Joelho

Joelho
☥ V.I.P ☥
Gostei, mas na minha visão ambos são situações diferentes.

Trem:
Eu possuo uma escolha, salvar as cinco crianças ou aquela única criança. E tem alguns motivos pra as pessoas escolherem mais a maioria. Entre as cinco crianças, pelo menos uma delas poderá fazer um bem a humanidade, ou até mesmo a um pequeno bairro, abrindo uma padaria e servindo as pessoas próximas através de livres trocas. Mas já aquela única criança é mais duvidoso, ela pode se tornar também um lixo de ser humano ou também um ser humano bom e virtuoso, mas se ela não se tornar bom, pelo menos três daquelas cinco poderiam. Mas também por preconceito, mas daí entra na questão de que podem ser as cinco ou a a única criança que irá ser afetada com essa decisão. Se eu fosse um racista e se as cinco crianças são brancas e a criança mais distante fosse negra, eu optaria por salvar as cinco. Mas o contrario também, as cinco crianças podem ser negras e a criança sozinha ser branca, então eu salvaria a branca e deixaria o resto morrer.
Mas vemos que nos dois motivos, a escolha pra mim é livre, pois eu não violei a propriedade da única criança se eu salvasse as cinco, e não violei a propriedade das cinco se eu salvasse a criança sozinha. Não foi eu que as coloquei nessa situação, mas os pais dela. Eu poderia simplesmente não salvar nenhuma delas também (mesmo que as pessoas me boicotassem pra sempre). Eu tenho escolhas sem violar a individualidade de ninguém, sem me tornar um criminoso.

Hospital:
Eu não possuo uma escolha, mesmo tendo os mesmos motivos da situação do trem, que é preconceito ou probabilidades de uma das cinco crianças se tornar boa pessoa.
Na mesma situação eu não tenho responsabilidade com nenhuma das crianças, mesmo sendo médico, eu só posso fazer o que eu devo fazer sem agredir não agressores. Está previsto em contrato com o paciente que eu devo fazer o máximo possível pra salvá-lo, mas eu não assinei nenhum contrato que eu seja obrigado a matar outras pessoas em prol da vida dele. O meu dever é cumprir o contrato.
"Mas, Joelho, e se no contrato eu tivesse que até matar a criança no playground em prol das outras?"
Mas daí eu teria que ter o contrato com a assinatura da criança ou do responsável da criança também para que a vida dela seja tirada em prol das outras. Caso não, eu sou um assassino. Isso seria violação de propriedade privada. É como pegar alguém que produziu 100 bananas e dar 10 delas pra outras nove pessoas sem o consentimento do produtor, ou seja, escravizá-lo. Eu estaria negando a individualidade do produtor em prol da individualidade dos outros, mas um não é mais indivíduo que o outro. Não tem como fazer esse cálculo.
Nessa situação, eu estaria negando a humanidade da criança em prol das outras crianças, mas não tem como calcular se as cinco crianças são mais humanas do que a criança no playground.

-=-=-=-=-=-=-=-=-

Mas o título está corretíssimo, se eu escolho um ou outro, negando ou não a humanidade de uma ou outra criança, eu perderia outra, mas numa situação eu posso salvar uma ou outra sem ser um criminoso, na segunda situação eu não tenho, a não ser que aconteça um milagre divino e as crianças no hospital vivam.

http://www.erivam-galdino.blogspot.com.br

4Você escolhe, você perde. Empty Re: Você escolhe, você perde. Ter Jan 26, 2016 4:16 am

Pwnda

Pwnda
♖ Moderador
Acho que a moral é confusa
algumas coisas são certas
outras erradas
tem umas que são erradas mas parecem certas enquanto outras parecem erradas mas é o certo a se fazer.
faz sentido o que o joelho disse mas também muitos agiriam pela razão, que, no caso do trem era a escolha mais óbvia salvar as cinco crianças.
No caso do hospital era o que parecia certo mas era errado ou parecia errado mas era o certo, a vida de um pela de cinco.
acho que isso nos faz humanos, digo, não só a razão mas a emoção ou instinto, na verdade, a junção entre o "inconsciente" e o "consciente" como duas metades de um só.
eu ja não sei mas o que eu to falando mas acho q faz sentido :V

5Você escolhe, você perde. Empty Re: Você escolhe, você perde. Ter Jan 26, 2016 10:54 am

▲
★ Lendário
Pwnda escreveu:Acho que a moral é confusa
algumas coisas são certas
outras erradas
tem umas que são erradas mas parecem certas enquanto outras parecem erradas mas é o certo a se fazer.
faz sentido o que o joelho disse mas também muitos agiriam pela razão, que, no caso do trem era a escolha mais óbvia salvar as cinco crianças.
No caso do hospital era o que parecia certo mas era errado ou parecia errado mas era o certo, a vida de um pela de cinco.
acho que isso nos faz humanos, digo, não só a razão mas a emoção ou instinto, na verdade, a junção entre o "inconsciente" e o "consciente" como duas metades de um só.
eu ja não sei mas o que eu to falando mas acho q faz sentido :V

Exatamente por isso eu postei o texto ehuaheuaheua

6Você escolhe, você perde. Empty Re: Você escolhe, você perde. Ter Jan 26, 2016 5:25 pm

Tenshi

Tenshi
☥ V.I.P ☥
Simples,sai correndo e finge que não viu!brinks,mas enfim,zara,bugando mentes desde 2016...

7Você escolhe, você perde. Empty Re: Você escolhe, você perde. Qua Jan 27, 2016 4:53 pm

ℒeℳoȵ

ℒeℳoȵ
❧ Azedinho
No primeiro caso você não mata ninguém, apenas percebeu que pode salvar 5 invés de apenas 1 já que em todo caso alguém morreria nessa situação.
No segundo caso você teria que tirar a vida de uma pessoa com suas próprias mãos e sem consentimento nenhum de alguém que não corre risco de vida para salvar outras 5.

https://pivot5.forumeiros.com/

8Você escolhe, você perde. Empty Re: Você escolhe, você perde. Qui Jan 28, 2016 9:47 am

Mustache

Mustache
♦ Membro
tanto faz oq todo mundo disse nos comments, a ideia é que se vc escolher um ou outro, você perderá outro

gostei, zara ;)

9Você escolhe, você perde. Empty Re: Você escolhe, você perde. Sáb Jan 30, 2016 9:00 pm

YOH

YOH
♦ Membro
Lemon~ escreveu:No primeiro caso você não mata ninguém, apenas percebeu que pode salvar 5 invés de apenas 1 já que em todo caso alguém morreria nessa situação.
No segundo caso você teria que tirar a vida de uma pessoa com suas próprias mãos e sem consentimento nenhum de alguém que não corre risco de vida para salvar outras 5.

Eu penso exatamente como o lemon, é uma questão que tanto é confusa quanto simples. A primeira situação ficaria mais complexa se a criança solitária fosse o seu filho ou algum parente, pois ai entraria a questão emocional, pois mesmo sabendo que o mais óbvio seja salvar as 5, você fica no dilema, salvar alguém que eu amo ou 5 desconhecidos ?
Da mesma maneira na segunda situação, e se das 5 crianças entre elas tivesse uma de QI altíssimo que com certeza fará falta a humanidade, outra que cuida da sua avô doente ou outra que o pai é um assassino profissional e te ameaçou de morte caso você não salve o filho dele? A questão muda totalmente de figura, você se ver em uma situação de que a sua decisão é afetada pelo quanto de coragem, caráter e indole você possui.
Então, oque você faria?
Sinceramente eu não sei, depende muito da situação.

10Você escolhe, você perde. Empty Re: Você escolhe, você perde. Seg Fev 01, 2016 6:05 pm

Joelho

Joelho
☥ V.I.P ☥
Yoh escreveu:
Lemon~ escreveu:No primeiro caso você não mata ninguém, apenas percebeu que pode salvar 5 invés de apenas 1 já que em todo caso alguém morreria nessa situação.
No segundo caso você teria que tirar a vida de uma pessoa com suas próprias mãos e sem consentimento nenhum de alguém que não corre risco de vida para salvar outras 5.

Eu penso exatamente como o lemon, é uma questão que tanto é confusa quanto simples. A primeira situação ficaria mais complexa se a criança solitária fosse o seu filho ou algum parente, pois ai entraria a questão emocional, pois mesmo sabendo que o mais óbvio seja salvar as 5, você fica no dilema, salvar alguém que eu amo ou 5 desconhecidos ?
Da mesma maneira na segunda situação, e se das 5 crianças entre elas tivesse uma de QI altíssimo que com certeza fará falta a humanidade, outra que cuida da sua avô doente ou outra que o pai é um assassino profissional e te ameaçou de morte caso você não salve o filho dele? A questão muda totalmente de figura, você se ver em uma situação de que a sua decisão é afetada pelo quanto de coragem, caráter e indole você possui.
Então, oque você faria?
Sinceramente eu não sei, depende muito da situação.

Eu apresentei alguns motivos pras escolhas, se elas são morais ou não. Uma situação é uma escolha, na outra não.

http://www.erivam-galdino.blogspot.com.br

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos