Seja bem vindo ao nosso fórum! Se você é a a primeira vez que visita o site, registre-se para ter total acesso ao conteúdo. Se já possui conta, faça login.

Pivot5 o melhor fórum de pivot do Brasil!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » Geral »  » Blog » [Artigo] A importância de um bom roteiro.

[Artigo] A importância de um bom roteiro.

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ℒeℳoȵ

avatar
❧ Azedinho

E agora? Por onde começar uma animação? Estive observando e muitos animadores, principalmente novatos. supostamente devem simplesmente abrir o software de animação e as desenvolve de acordo com o que vem a mente. Mas claro, animar simplesmente por fazer também pode ser prazeroso, mas já imaginou ou já tentou criar algo grande? Essa sensação todos deveriam experimentar ao menos uma vez, vá por mim, não há nada melhor. Mas se você quer criar um projeto antes mesmo de ter uma breve ideia do que fazer seria a mesma coisa que começar a construir uma casa sem a planta ou pelo telhado.
As etapas inicias de um projeto em animação são o desenvolvimento do roteiro, storyboard e personagens. Neste artigo a minha intenção é apenas passar uma visão geral e posteriormente escreverei detalhadamente sobre cada etapa.


Um escritor habilidoso consegue tornar a estrutura da sua história invisível.


Ele desperta nossa curiosidade nas primeiras linhas da narrativa e, algumas páginas depois, esquecemos que estamos lendo tinta preta impressa em papel, tamanho é nosso envolvimento com o texto. Se você recém está começando suas aventuras entre as palavras, deve estar se perguntando: por onde devo começar? Como faço para transformar minhas ideias aleatórias em narrativas envolventes? Não existem teorias ou fórmulas secretas para se escrever bem. A prática constante é a única forma de aperfeiçoar suas habilidades. Mas existem algumas técnicas que certamente ajudam no desenvolvimento de um primeiro rascunho, que é o ponto de partida para a criação de qualquer texto.


Enredo

Muitos escritores de histórias do gênero se concentram demais nos elementos fantásticos da história, negligenciando o desenvolvimento do próprio enredo. No entanto, antes de conseguir escrever uma obra cativante de ficção fantasiosa, é necessário saber os elementos que constituem histórias que atraiam os leitores. Por isso, pode ser útil delinear a base do enredo, definindo o que acontecerá na narrativa e com os personagens.

  • Todo enredo deve ter elementos que fazem com que a história progrida. Pode ser um conflito externo ou interno, mas algo precisa acontecer para que o enredo se desenvolva.
  • A ação crescente – onde a história se desenvolve e há um acúmulo de tensão –, o clímax de tal ação e as consequências dela são todos elementos cruciais de um bom enredo.
  • O desfecho ou resolução, onde o fruto da tensão é totalmente resolvido, é essencial para progredir o enredo na direção de seu final lógico.
  • Não esqueça de concluir seu enredo com um final que faça sentido, mesmo que seja inesperado.



Conflito

Um bom conflito é algo crítico, caso deseje criar uma boa história para qualquer tipo de ficção. Os conflitos motivam os personagens, catalisando o enredo e criando tensão para cativar o leitor.

  • Uma estratégia comum é expor as motivações do antagonista em conflito direto com as do protagonista. Isso cria uma grande tensão, permitindo que o leitor se identifique e simpatize com o protagonista.
  • Os conflitos podem ser entre uma pessoa e sua própria maneira de agir, entre dois indivíduos ou até entre uma pessoa e um conceito abstrato: a sociedade, deuses e deusas, etc.




Dicas e Conclusões

Criar um roteiro para animação é muito diferente do que escrever um livro, enquanto os roteiros de livros são extensos e densos, numa animação você tem de poupar detalhes para que o espectador não se sinta entediado ao ver por exemplo: diálogos muito extensos. Prova disso é que geralmente quando sai um filme de um determinado livro, sentimos que naquele filme falta muita coisa que foi colocada no livro, e isto tem um motivo. O roteiro foi modificado para que o filme não fique entediante.

Então aqui vão algumas dicas para finalizar.
Bem, espero que tenham degustado esse texto, e que também possam usar estas dicas para melhorar suas animações, isto é tudo pessoal!

http://pivot5.forumeiros.com/
Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

Mensagem em Sex Out 20, 2017 9:56 pm por Nick

Ótimo artigo Lemon! Isso serve tanto para um escritor quanto para um animador criar seu próprio roteiro. Gostei muito da citação que você fez:um bom escritor consegue criar a estrutura da sua história de forma que ninguém perceba. É interessante notar que vários livros, apesar de serem bons, podemos fazer um resumo da sua estrutura e notar que ela era algo simples e, passou para algo complexo, se tornando deliciosa a leitura.
Nice Work!

avatar

Mensagem em Dom Out 22, 2017 3:38 pm por Dibralan

Ótimo tópico, é um assunto que realmente precisava ser discutido até para a própria evolução dos animadores do fórum.É importante ter uma ideia do que vai animar, ajuda muito na hora, vou salvar esse tópico vou precisar bastante.

Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum