~Infinity nosso mascote está feliz que você tenha aparecido aqui no fórum.
Mas infelizmente ele está triste, pois o que você vê neste site, não é nem a sombra do que já foi.
Você está livre para vagar por aqui, mas a única coisa que encontrará é o infinity
pois ele está além do tempo esperando ansiosamente que essa comunidade volte
a ser ao menos parte do que já foi. Talvez hoje você não encontre ninguém nesse deserto
que já foi uma comunidade bem próspera, mas é livre para postar suas coisas
já que provavelmente alguém irá vir aqui algum dia e ver o que você deixou para a comunidade de animadores.

Pivot5 o melhor fórum de pivot do Brasil!
Clique para participarParticipeParticipe!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

» Geral »  » Blog » [Artigo] Animação por overlapping

[Artigo] Animação por overlapping

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Maestro

Membro
Membro

Overlapping, é um dos 12 Princípios Fundamentais da Animação, falaremos sobre essa técnica muito usada em longas, curtas-metragens e animações no geral! Venha se aventurar comigo, vamos desbravar os fatos e as curiosidades dessa importante técnica, vamos ver como eles eles tiveram grandes referências nos livros, venha comigo entender porque temos que usar-lo! Venha ver as suas aparições em diversos livros, tudo isso aqui!
O Overlapping é o principio do movimento sequencial, e também da continuidade e sobreposição da ação feita pelos elementos do Personagem. Basicamente o Overlapping existe para que as ações de um personagem não pareçam duras e inconvincentes. Afinal na vida, tudo se move em velocidades diferentes!

Se o personagem tiver elementos como olhos  grandes, nariz grande, boca grande, ter uma perna de pau, olho de vidro e nariz de pica-pau, ou qualquer tipo de roupa, essas partes devem continuar a se mover, por algum período, mesmo que o personagem tenha cessado os movimentos. Mas, para aplica-lo precisamos observar dois conceitos: Peso e Dimensão.
O Overlapping nos livros, e por qual motivo usar?

Eles foram identificados por Frank Thomas e Ollie Johnston e escreveram um livro bem informativo e esclarecedor chamado "Disney Animation, The Illusion of Life." sobre as animações da Disney, uma empresa que faz filmes de animações infantis cujo seu mascote é o famoso rato Mickey Mouse!

Essas técnicas são aplicadas para dar mais realismo as animações, para que eles façam movimentos mais humanos possíveis, afinal, ninguém nunca vai ver um humano flutuando por ai! Só porque são personagens ou objetos de animação, não significa que eles podem burlar as leis da física! E nosso amigo Walt Disney, ESTAVA LOUCO para fazer seus animadores liberarem todo o seu potencial e se aprimorarem ao máximo! E ele disse para eles:

"Todas as coisas não param de uma só vez rapazes;Primeiro uma parte e depois outra!"

E os nossos animadores, determinados em melhorar e transformar seu trabalho mais destravados e convincentes e bem próximas da realidade, desenvolveram dois conceitos, o "Follow Through" e o "Overlapping Action" só que para alguns animadores (Até eu tive esse problema) é que esses dois conceitos eram tão parecidos que pareciam irmãos gêmeos! ERAM MUITO DIFÍCEIS DE DISTINGUIR! Enfim, Frank Thomas e Ollie Johnston decidiram quais áreas essas técnicas tão peculiares se aplicariam.

Essa área já foi citada, mas vale a pena relembrar!

1.Um esqueleto pode ter um casaco azul e pantufas cinzas, e mesmo que se o esqueleto parasse de se mover, o casaco e as pantufas seguiriam seu "Percurso", interessante não é? O esqueleto parou de se mexer mas suas roupas não! Parece uma viagem no tempo! O "passado" está acontecendo no "agora"!

2.Os corpos não se movem de uma só vez, mas as partes do corpo podem se mover em velocidades diferentes por exemplo, o braço se mexe numa velocidade de uma tartaruga manca, em quanto as pernas se movimentam na velocidade do Flash! Então quando o movimento secundário parar, duas coisas podem acontecer, ou o movimento principal continuar sem o movimento secundário ou simplesmente ele pode parar, e vale a pena lembrar que a parada deve ser realizada lentamente!

3.A boca de um cão, pode mover-se em uma velocidade mais lerda do outras partes do corpo do nosso amigo personagem. Elas podem aparecer atrás da ação principal!

4.O resultado de uma ação, em certas vezes, podem ser muito mais importantes do que o seu "caminho".

5.Quando o personagem espera uma ação ou um acontecimento, ele pode parar completamente, mas suas partes carnudas podem ocupar a acão principal, só pra não dizer que o personagem não virou uma estátua!
Referências:
Livros em que essa tão importante técnica apareceu.

Bancroft, Tom; Glen Keane, (2006). Criando Personagens com Personalidade: Para Cinema, TV, Animação, Jogos de Vídeo e Novelas Gráficas. Watson-Guptill. ISBN 978-0-8230-2349-3.

Johnston, Ollie e Thomas, Frank, A Ilusão da Vida ", Abbeville Press, New York (1981)

Lasseter, John (Julho 1987). "Princípios da Animação Tradicional aplicada à Animação Computacional 3D". ACM Computação Gráfica. 21 (4): 35-44. Doi: 10,1145 / 37402,37407.

Mattesi, Mike (2002). Força: Desenho Dinâmico de Vida para Animadores, Segunda Edição. Focal Press. ISBN 978-0-240-80845-1.

Osipa, Jason (2005). Stop Staring: Modelagem Facial e Animação Done Right (2ª edição). John Wiley & Sons. ISBN 978-0-471-78920-8.

Whitaker, Harold; John Halas (2002). Tempo para Animação. Focal Press. ISBN 978-0-240-51714-8.

White, Tony (1998). O livro do animador: Técnicas passo a passo de animação desenhada. Watson-Guptill. ISBN 978-0-8230-0229-0.

Basicamente é isso amigos, eu recomendo que explorem bastante essa técnica, quem sabe um dia o Walt Disney não pede pra vocês virarem animadores do estúdio de animação dele!

Última edição por Ninjader em Seg Dez 19, 2016 12:07 pm, editado 1 vez(es)

Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Mensagem em Seg Dez 19, 2016 12:04 pm por ȴɑɰNiɳʝɑ

Mt bom Ninjader, só arrumar alguns erros de português da primeira série q é sucesso( mais = +, mas = porém)

Mensagem em Seg Dez 19, 2016 1:18 pm por Tenshi

"1.Um esqueleto pode ter um casaco azul e pantufas cinzas"

To com uma SANSação estranha sobre isso...

Enfim, esse artigo ficou incrível! Só tome mais cuidado com alguns errinhos de português, como o @Greninja disse.

Agora vou rapar daqui pois meu 3G tá acabando!

Mensagem em Seg Dez 19, 2016 2:33 pm por Jonh ℒeℳoȵ

Certamente que ficou muito bom seu artigo, acredito que ficou melhor até do que o que eu faria. E sim, consegui pegar todas as referências.

Mensagem em Seg Dez 19, 2016 3:04 pm por Bryan

Muito bom o tópico,cara. Eu comecei a usar essa técnica há um tempo atrás e me ajudou muito,peguei até moderado. Só achei esse final estranho, o Walt Disney já morreu, então não tem como ele pedir para eu ser um animador dele huahauhua

Mensagem em Seg Dez 19, 2016 3:12 pm por Jonh ℒeℳoȵ

Mecha escreveu:Muito bom o tópico,cara. Eu comecei a usar essa técnica há um tempo atrás e me ajudou muito,peguei até moderado. Só achei esse final estranho, o Walt Disney já morreu, então não tem como ele pedir para eu ser um animador dele huahauhua
Walt Disney não é só uma pessoa, mas também um estúdio e acho que ele falou nesse sentido.
:na:

Mensagem em Seg Dez 19, 2016 7:17 pm por 

Parabéns, finalmente minha cobrança em cima de você resultou em evolução.

Mensagem em Seg Dez 19, 2016 8:04 pm por FireDark

Ae cara, finalmente posto uma parada construtiva no Blog, parabéns.

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: