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[Artigo] Processo Criativo

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Jonh ℒeℳoȵ

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Membro Lendário
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Processo de Produção de um Filme de Animação Digital


.


Se você ama o mundo da animação 3D, é fã de carteirinha dos filmes da Pixar e vive buscando formas de descobrir o que há por trás dos bastidores, bem-vindo ao clube!


João Boldrini, Diretor da MELIES, preparou um conteúdo pra lá de especial pra te contar um pouquinho sobre o Processo de Produção de um Filme de Animação Digital!


Vamos nessa? ; )


(Geralmente seguimos as etapas descritas a seguir, com adaptações para projetos específicos).


 


processoproducaomelies


 


1. PRÉ-PRODUÇÃO


Essa etapa envolve toda a criação da história, do som e do estilo dos personagens, cenários e objetos do filme a ser produzido. Começamos pela IDEIA do que se quer produzir. Com base na ideia, a gente pode elaborar o ROTEIRO, que é a parte em que descrevemos cada cena, fala, cenário e ação do filme.


Roteiro em mãos? Então mãos à arte!


É hora de desenhar cada cena, com as câmeras e personagens em diversas posições e tempos de ação. O resultado dessa tarefa é conhecido como STORYBOARD.


Agora a gente pode começar a parte de SOM: definimos os estilos de trilha sonora que serão utilizados e gravamos as falas dos personagens. A fala ajuda, inclusive, na concepção dos personagens, pois já criamos, ao mesmo tempo, o estilo de atuação de cada um deles.


Unindo estas primeiras etapas, conseguimos fazer uma versão muito simples do filme, conhecida como ANIMATIC: os personagens e cenários são objetos muito simples e mais leves para serem manipulados. É tipo uma prévia do que vai ser feito para o projeto final


 



 


Com estas etapas concluídas, partimos para a criação dos modelos, com a DIREÇÃO DE ARTE e o CONCEPT dos personagens, cenários e objetos: é hora de desenhar tudo, tudinho que vai aparecer no seu filme.


 



 


2. PRODUÇÃO


Mãos à obra: vamos colocar no computador, em softwares específicos de animação, todos os elementos que criamos até aqui. A gente começa pela MODELAGEM, etapa em que produzimos uma escultura digital de cada personagem, gerando uma malha pra ser utilizada nas próximas etapas.


 



 


É na etapa do RIGG que a gente faz a malha do personagem ser funcional: criamos uma cadeia de ossos e controladores e a malha sofre a influência desses ossos para fazer os movimentos dos personagens. É nessa hora que damos vida pra eles!


 



 


Ao mesmo tempo podemos produzir a TEXTURA dos personagens, objetos, cenários e afins: é aqui que a gente cria os mapas de cor, porosidade, reflexão, transparência, brilho, etc.


Rigg finalizado? Partiu ANIMAÇÃO!


É hora de aplicar os 12 Princípios Básicos de Animação pra dar vida ao seu filme! Em cada cena animada criamos os EFEITOS 3D, tais como simulação de tecidos e cabelos.


 



Fechou?


Agora podemos ir pra etapa de criação de LUZ em cada cena, que é o que vai dar o tom do filme. E logo em seguida, partimos para o RENDER, a última etapa do nosso processo de produção! É nesta parte que a gente cria imagens finais de alta qualidade para produzir o filme.


Cada segundo de animação tem 24 imagens por segundo, cada uma destas imagens pode ser separada em várias camadas para facilitar e otimizar o render, por exemplo, fazemos um render do cenário, outro render para o personagem, outro para a sombra, e quantos mais forem necessários, assim é mais rápido o cálculo para produzir estas imagens e depois elas podem ser alteradas mais facilmente na PÓS-PRODUÇÃO.


 



 


3. PÓS-PRODUÇÃO


Iniciamos esta etapa fazendo a COMPOSIÇÃO do filme, que consiste em colocar todas as camadas renderizadas em ordem para produzir cada cena individualmente. O próximo passo é fazer os EFEITOS 2D para estas cenas, acrescentando elementos como água, fogo, fumaça, entre outros.


Com todas as cenas produzidas partimos para a EDIÇÃO e as colocamos em ordem, fazendo as transições necessárias entre elas e incorporando o SOM, com todos os efeitos de som, falas e trilha sonora. Uma CORREÇÃO DE COR faz a unidade do filme para não ter variações drásticas involuntárias, criando então, o seu FILME FINAL  


 



 


Agora que você já viu um pouquinho do Processo de Produção de um Filme de Animação Digital, que tal conferir as áreas de atuação que o mundo do 3D oferece como opção, hein?


 



 


Artigo original escrito por: Flávio Remontti
Link para o artigo original:
http://www.theconceptartblog.com/2015/10/21/processo-de-producao-de-um-filme-de-animacao-digital/




Viajando pelo tempo
Em uma aventura pela qual eu não pedi
Foi um mal entendido imenso
E no tempo eu me perdi

Nem sequer me lembro ao certo
Como tudo começou
Sei que aquele foi o dia
Em que o ponteiro não girou

Frames da p5c: 615 / 1500
Meu tópico
http://pivot5.forumeiros.com/
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Mensagem em Qua Out 12, 2016 9:58 pm por TVAnimator

Caraca, faz tempo que não vejo um tópico desse tamanho e ainda assim conseguir manter uma boa organização.
No curso que eu fiz, ele ensinaram basicamente isso mesmo. Isso em si consegue ajudar muito também no desenvolvimento de animações 2D. É muito bom, gostei Lemon. Parabéns ^^

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Mensagem em Qua Out 12, 2016 10:08 pm por ɒɪɛɢɵ

Esse foi um dos melhores tópicos que eu já li na minha vida.

Parabéns,lemon.

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Mensagem em Qui Out 13, 2016 4:39 pm por Tsuka

Nossa, este tópico ficou perfeito *-* A organização, o conteúdo, a forma como você explicou, está tudo perfeito!

PARABÉNS, LIMÃO

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Mensagem em Qui Out 13, 2016 5:09 pm por Tenshi

Esse tópico ficou AWESOME!
Muito bem organizado!
Parabéns @ℒeℳoȵ !

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Mensagem em Sex Out 14, 2016 6:32 pm por Brain

Ótimo tópico meu caro confrade.

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